Tribunal austríaco conclui que macaco não é gente

Escrito por

chimpanze-matthew-pan.jpgO Supremo Tribunal da Áustria decidiu: chimpanzé não pode ser considerado gente.

A Association Against Animal Factories, grupo sediado em Viena que luta pelos direitos dos animais, tentou fazer com que um macaco fosse considerado uma pessoa. Nome de gente, pelo menos, ele tem: Matthew Hiasl Pan. O nome humano também já foi motivo de guerra com a Justiça, em setembro de 2007, noutro “round” desta guerra.

O objectivo do grupo era ser nomeado tutor de Matthew e, assim, ganhar a sua guarda. O Supremo Tribunal rejeitou o pedido.

O abrigo onde Matthew viveu durante 26 anos está à beira da falência, e o chimpazé corre o risco de virar um sem-abrigo. Ele e outra chimpanzé do abrigo, Rosi, foram capturados quando bebés na Serra Leoa, em 1982, e levados para a Áustria para serem usados como cobaias de experiências farmacêuticas. aS autoridades interceptaram a operação e levaram os macacos para o abrigo.

O grupo pretende organizar uma fundação para recolher doações para Matthew, cuja expectativa de vida em cativeiro é de 60 anos. Doadores já se ofereceram para ajudar a sustentá-lo. Mas, pelas leis austríacas, apenas uma pessoa pode receber donativos e presentes.

Os activistas argumentam que apenas sendo tratado como ser humano é possível assegurar, ainda, que ele não seja vendido para fora da Áustria.

Fonte: G1/Associated Press

Categorias dos artigos
Insólito

Comments to Tribunal austríaco conclui que macaco não é gente

  • Amo o programa de Luciano, idncfitiea-se muito comigo.Lennon, deixou-me saudades.Suas mfasicas para mim se3o eternos lancamentos.yesterdaye9 muito cheia de paixe3o.Orlando, sertanista, ne3o me cansava de ler seus trabalhos com nosso edndios. Primeiros habitantes do Brasil.Fiquei muito emocionada, acompanhando as buscas do avie3o que caiu he1 mais de um meas e vi os edndios marchandopara as buscas.Mais humanos que muita gente:cae7aram, aqueceram o povo em trabalho e nada faltou e se lane7aram nas buscas.Foi uma grande lie7e3o de solidariedade que nos legaram.Bom dia e aplausos para Luciano. Didi (Abigail

    Karim Dezembro 11, 2012 1:43 pm Responder

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *