Out 3, 2018
644 Visitas

Tirar e comer “macacos do nariz” é feio mas faz bem à saúde

Publicado por

Muitas são as crianças (e não só) que tiram e comem “macacos” do nariz, com os pais ou familiares mais velhos e chamarem-lhes constantemente a atenção para não o fazerem. Contudo, esta é uma das repreensões que os familiares talvez tenham de deixar de fazer…

De acordo com um estudo intitulado “Salivary mucins protect surfaces from colonization by cariogenic bacteria”, tirar e comer os “macacos” do nariz pode ser bom para a saúde, uma vez que estes ajudam à criação de uma barreira contra as bactérias que provocam cáries. “Comer os restos do que puxa do seu nariz é uma ótima forma de melhorar o sistema imunitário do seu corpo.

Em termos médicos parece fazer muito sentido e é uma coisa totalmente natural a fazer”, defende o professor Friedrich Bischinger ao jornal The Independent. O especialista chega mesmo a referir que as pessoas que os comem estão mais “em sintonia” com o seu corpo: “No que ao sistema imunitário diz respeito, o nariz é um filtro onde uma grande parte das bactérias fica e quando a ‘mistura’ chega aos intestinos funciona como um medicamento”, acrescenta.

Comer “macacos” pode ser de tal modo benéfico que os responsáveis pelo estudo, publicado em 2017, defendem mesmo que deveriam ser criados sintéticos, isto é, em forma de pastilha elástica ou mesmo pasta de dentes que fornecesse os mesmos benefícios .

Estudo: aqui.

Tags dos artigos
·
Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.