Stress deixa os homens mais sociáveis

A maioria das pesquisas afirma que os homens stressados ficam nervosos e agressivos, enquanto as mulheres se tornam mais sociáveis e protetoras. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Freiburg, na Alemanha, encontrou outros resultados para os homens. Segundo o estudo, eles também ficam mais sociáveis quando estão stressados.

Divididos em dois grupos, 67 homens participaram dos testes. De um lado, um grupo teve de levar a sério alguns objetivos, como discursar em público e resolver testes mentais de matemática. A outra metade, mais sortuda, precisou apenas de brincar a fazer essas atividades, de uma forma bem mais relaxado.

Em seguida, os participantes, ainda separados em grupos, participaram numa série de jogos que envolviam dinheiro e exigiam confiança entre os colegas. Segundo os pesquisadores, os jogos foram desenvolvidos para medir quanto uma pessoa está disposta a confiar nos parceiros, se tentarão conquistar a confiança dos outros ou traí-los, e se vão preferir acumular ou dividir o dinheiro entre todos.

Enquanto brincavam, os pesquisadores monitoravam os batimentos cardíacos e mediam pela saliva a concentração de cortisol (hormona do stress) em cada participante.
E aí veio a surpresa. Ao invés de comportamentos agressivos, os pesquisadores perceberam que, quanto maior o nível de stress, mais confiáveis, fiéis e generosas eram as atitudes destas pessoas durante o jogo. “Aparentemente, os homens também mostram um lado mais sociável como consequência direta do stress”, diz a pesquisadora Bernadette von Dawans.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.