Out 4, 2013
1639 Visitas

Site lista os países ‘mais bêbados’ do planeta

Publicado por

bebida vaticanoO site “Guyism” listou os países mais “bêbados” do planeta. Entre os nove que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo, destaque para os representantes do antigo bloco comunista.

  • República Checa

Os checos lideram o ranking da Organização Mundial de Saúde (OMS) de consumo de cerveja per capita. Eles são conhecidos como os Reis da Cerveja. A cerveja pilsen é originária de Plzen, a quarta maior cidade da República Checa. Além das marcas mais famosas, cervejarias artesanais espalham-se pela antiga nação comunista.

  •  Moldávia

Se a República Checa lidera no consumo de cerveja, a Moldávia está na frente no consumo total de bebidas alcoólicas, segundo a OMS. A ex-república soviética encravada entre a Transilvânia e a Ucrânia regista um alto índice de adolescentes alcoólatras.

  • Rússia

A Rússia, que era o coração da União Soviética, lidera o ranking de consumo de vodka per capita (incluindo idosos e crianças): 18 litros. Isto corresponde a mais de 2 bilhões de litros de vodka descendo goela abaixo da população todos os  anos. O frio intenso e a opressão do regime soviético são apontados como os culpados para o crescimento do consumo no país em meados do século passado – e nas nações vizinhas. Problemas de saúde relacionados com fígado alarmam médicos e autoridades locais. Grande parte dos russos começa a beber aos 11 anos.

  • Alemanha

Beber cerveja na Alemanha é um hobby e uma característica cultural. Se o país perde o título de consumo per capita para a República Checa, se forem analisadas as cidades separadamente, a campeã é a alemã Bamberg. A Alemanha também abriga o maior festival de cerveja do planeta, a Oktoberfest, em Munique.

  • Coreia do Sul

Sim, Coreia do Sul! A capital, Seul, e os seus arredores têm um dos maiores níveis de consumo de bebidas alcoólicas do mundo, de vodka a rum, passando por grande quantidade de cerveja. Será isso provocado pela constante tensão com os vizinhos comunistas do Norte?

  •  Hungria

A população do país do Leste Europeu não tem uma bebida preferida. Bebem tudo: cerveja, vodka, vinho, whisky… Isto põe a Hungria no terceiro lugar no ranking de maiores consumidores de álcool per capita, pelos números da OMS.

  • Vaticano

Não se surpreenda. De acordo com o site “wineinstitute.org”, o Vaticano é o maior consumidor de vinho per capita no planeta. Entendeu?

  • Irlanda

Estereótipos não são à toa. A população da Irlanda, lar da famosa cerveja Guinness, tem fama de beberrona. E é mesmo. O país está sempre no top 5 dos países que mais bebem no planeta. Mais: Boston, cidade fortemente marcada pela colonização irlandesa, é a que mais bebe nos EUA. Coincidência?

  • Ucrânia

Da família soviética liderada pela Rússia, a Ucrânia é uma das que mais se destacam no consumo de vodka: 3º lugar no ranking mundial.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.