Mar 16, 2014
1105 Visitas

Sentir raiva faz bem e emagrece

Publicado por

raiva emagreceEsqueça a conversa de respirar fundo e contar até 3. Sentir raiva de vez em quando parece  ser bom. E até faz emagrecer.

A começar pelo stress: a raiva diminui a concentração de cortisol (hormona do stress) no sangue. Parece contraditório? Mas foi o que aconteceu com 30 homens que participaram numa pesquisa da Universidade de Valência, na Espanha. Enquanto induziam os participantes a sentirem raiva, os pesquisadores analirasarm-lhe o cérebro e mediram os batimentos cardíacos, tensão arterial e os níveis de testosterona e cortisol.
Além de diminuir o nível de cortisol no sangue, o cérebro regista o momento de raiva no lado esquerdo do cérebro. E é por ali que passam as boas emoções – o lado direito é associado às lembranças ruins -, e ainda desencadeia uma sensação de proximidade (como se você estreitasse os laços com alguém), que te deixa mais feliz.

Agora, investigadores das universidades da Pensilvânia, Duke e Colorado, nos Estados Unidos, mostraram a um grupo de pessoas vídeos sobre relacionamentos. Metade assistiu a uma história de amor incestuoso que causou raiva e indignação entre eles, enquanto outra parte acompanhou o amor de um casal convencional.

Enquanto viam os vídeos, todos ganharam um copo de leite com chocolate. E quem se irritou com a história de incesto bebeu um terço menos que os outros.

Segundo a pesquisa, a raiva faz perder o apetite. “A exposição às violações morais reduz o consumo de comida, e destaca uma verdade psicológica na observação metafórica que violações morais ‘deixam um gosto ruim’ na boca de alguém”, explica Cindy Chan, uma das autoras do estudo.

 

Tags dos artigos
·
Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.