Jul 8, 2014
2418 Visitas

Piloto que evitou tragédia na Espanha: ‘Controlador ficou em silêncio’

Publicado por

espanhaO piloto do Boeing 767 da companhia aérea russa UTais falou, pela primeira vez, sobre a manobra que evitou um desastre aéreo no aeroporto de El Prat (Barcelona, Espanha), no último domingo (6/7). Em entrevista ao “The Siberian Times”, Nikola Limarev disse que o controlador de tráfego ficou em silêncio quando o Airbus A340-300 da companhia Aerolíneas Argentineas cruzou a pista no mesmo momento em que o russo se preparava para pousar.

Nikola – por sua decisão e risco – abortou a aterragem para não chocar com o Airbus, que minutos depois descolou rumo a Buenos Aires (Argentina).

“Antes de chegar perto da pista, ouvimos a ordem do controlador de tráfego aéreo autorizando os argentinos a cruzar a pista e descolar de seguida. Eles acataram à ordem. Daí, de repente, quando a nossa altitude já estava abaixo de 100 metros vi a aeronave argentina na nossa frente. O controlador de tráfego estava claramente confuso e ficou em silêncio”, contou.

O russo ainda acrescentou: “Nós não tínhamos mais nada a fazer e eu decidi não pousar. Treinamos muitas vezes para situações como esta”.

O controlador, em seguida, pediu desculpas pelo “fracasso”. Nikola foi elogiado pela tomada de decisão certeira.

O Boeing comandado por Nikola havia saído da Rússia e tinha 260 passageiros. Toda a ação foi filmada e viralizou na internet. O vídeo atingiu mais de 12 milhões de visualizações em dois dias.

Assista:

Tags dos artigos
· ·
Categorias dos artigos
Insólito

Comments to Piloto que evitou tragédia na Espanha: ‘Controlador ficou em silêncio’

  • 260 vidas nas mãos de um controlador. Parabéns ao piloto.

    Faro Algarve Ria Formosa Portugal Agosto 2, 2014 2:21 pm Responder

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.