Os israelitas são honestos?

Escrito por
O jornal israelita Yedioth Ahronoth resolveu testar a honestidade dos israelitas espalhando carteiras com 100 shekels (cerca de 17,25?) e um cartão/papel com dados de contacto em cada uma delas. Foram deixadas cinco carteiras em cada uma de diferentes cidades, e a ideia era ver quantas seriam devolvidas.”Depois de abandonarmos as carteiras, sentá-mo-nos à espera de telefonemas”, contou um dos funcionários do jornal que participou do teste. Um dos locais escolhidos foi o Muro das Lamentações, em Jerusalém, local sagrado para o judaísmo, por ser o muro ocidental do segundo templo, destruído no ano 70 a.C..

Apesar disso, apenas duas carteiras foram devolvidas desse local. Outro dos locais escolhidos para o teste foi a cidade de Kiryat Shmona, na fronteira com o Líbano. Nela, três das cinco carteiras foram recolhidas por mulheres que não devolveram o dinheiro. Já os homens foram mais honestos e telefonaram para devolver as carteiras restantes ao pessoal do Yedioth Ahronoth.

Em Netânia, as carteiras foram deixadas no principal centro comercial da cidade, no norte de Israel. Cumpriram-se as previsões pessimistas dos seguranças: só uma pessoa telefonou para devolver o dinheiro. Em Nahariya, cidade localizada no litoral norte do país, duas carteiras foram devolvidas, uma delas por um homem que não teve vergonha de admitir: “Foram apenas cem shekels, mas se eu tivesse encontrado 10 mil, não os teria devolvido”.

Redacção:7FM Fonte: Yedioth Ahronoth

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.