Dez 10, 2008
508 Visitas

O Taj Mahal agora está (também) no… Bangladesh!

Publicado por

taj-mahalDesde esta Terça-feira, pode visitar o Taj Mahal não só na India como no Bangladesh.

A réplica, em tamanho real, foi construída por um realizador de cinema do Bangladesh.

Ahsanullah Moni disse que queria que os seus co-cidadãos pudessem experimentar a beleza do monumento indiano mas como são demasiado pobres para viajar até à Índia (país ao lado) isso seria dificil, para além  de atrair turistas estragngeiros.

Milhões de pessoas  visitam por ano o Taj Mahal original, situado na cidade indiana de Agra. Foi construído no século XVII pelo imperador Shah Jahan para a sua esposa Mumtaz.

A  réplica custou a módica quantia de 44,8 milhões de € e está situado na histórica cidade de Sonargaon a cerca de  30 Km a noroeste da capital, Dhaka.

Demorou 5 anos a construir, comparado com os 20 do original, e foram precisos muito menos dos que os 20.000 trabalhadores que construíram o Taj Mahal na India.

Ainda assim a tarefa não foi nada fácil. O mármore e o granito foram importados desde Itália e os diamantes da Bélgica. Para a Índia deslocaram-se arquitectos para “tirar as medidas” ao Taj Mahal original.

Apenas os jardins ainda não estão prontos e só nessa altura os bengalis (e os turistas) poderão estabelecer comparações com o original.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.