Nov 30, 2012
706 Visitas

O cheiro da loja influencia em quanto vai gastar, afirma estudo

Publicado por

[imagem ilustrativa]

Sabia que o cheiro de uma loja pode fazer com que gaste mais? A descoberta foi feira por Eric Spangenberg, da Whashington State University College. Segundo ele, quanto mais simples for o cheiro presente no ambiente, mais espaço o seu cérebro vai ter para reagir aos impulsos da compra.

Para a pesquisa, foi observada uma loja pela qual passaram 400 consumidores num período de 18 dias. Em determinados dias, foi usado um aromatizador com odor de laranja simples, enquanto que, em outros, um perfume complexo composto de laranja e chá verde tomou conta do ambiente. Houve ainda dias em que nenhum aroma artificial foi utilizado.

Os resultados mostraram que os consumidores que estavam na loja enquanto o aroma simples de laranja estava a ser utilizado gastaram, em média, 20% a mais.

Os odores simples requerem um nível de processamento mental menor, o que dá espaço para o cérebro perceber melhor fatores como o desejo de compra e a própria embalagem do produto. “A grande maioria das pessoas processam isso [o cheiro] no inconsciente, mas isso tem um impacto sobre elas”, afirmou Spangenberg.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.