Abr 2, 2013
652 Visitas

Não pedir desculpa pode deixar as pessoas mais felizes

Publicado por

desculpaErrar é humano. E não se desculpar pelo erro também é. E pode deixá-lo mais feliz.

Um estudo publicado na revista “European Journal of Social Psychology” põe por terra a ideia de que assumir a culpa por um erro faz a pessoa sentir-se melhor.

Os pesquisadores Tyler G. Okimoto, Michael Wenzel e Kyli Hedrick entrevistaram 228 americanos e pediram que eles recordassem algo errado que haviam feito. A maioria lembrou-se de fatos triviais, mas houve quem trouxesse à tona coisas sérias, como roubos.

“Descobrimos que a recusa de se desculpar pode fazer as pessoas sentirem-se bem e, em alguns casos, melhores do que se tivessem pedido desculpa”, relatou Okimoto.

Na última etapa da pesquisa, os participante tiveram que escrever um e-mail a desculpar-se ou a negar desculpar-se pelos seus erros declarados. A análise feita pelos pesquisadores apontou que os que não quiseram desculpar-se sentiram-se muito melhor do que aqueles que decidiram retratar-se.

“Quando você se recusa a desculpar-se, isso o faz sentir-se com mais poder”, explicou Okimoto. Ironicamente, os que decidiram não se desculpar terminaram a pesquisa com aumento do sentimento de integridade.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.