Jul 20, 2013
1023 Visitas

Museu chinês é encerrado após denúncia de ter 40 mil peças falsas

Publicado por

peca museu chinaAs autoridades da província de Hebei (China) decidiram encerrar o Museu Jibaozhai, em Jizhou, após denúncia de que ele tem no seu acervo cerca de 40 mil peças falsas!

Wei Yingjun, consultor do museu reconheceu o problema, mas destacou “ser positivo” que pelo menos 80 das dezenas de milhares de artefatos expostos são autênticos, de acordo com reportagem do jornal britânico “Guardian”.

Algumas peças que teriam, de acordo com o museu, 4.000 anos de História, na verdade não passariam de itens porduzidos no século passado!

O Jibaozhai tem 12 salões e custou mais de 3 milhões de € para ser construído. A inauguração ocorreu em 2010, durante um boom de museus na China.

Embora o governo comunista tente controlar com mão de ferro a internet, o escândalo acabou na web local. Um satirista online chegou a sugerir que Jibaozhai seja um museu destinado a falsificações. “Se você não pode ser o melhor, por que não ser o pior?”, ironizou.

A notícia do encerramento fez os internautas publicarem na rede social local Weibo fotos do acervo do museu, como a da imagem acima.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.