Dez 19, 2012
562 Visitas

Mentir sobre o Papai Noel faz bem às crianças?

Publicado por

pai natalDiz a ciência, que acreditar em fantasias faz bem às crianças.

Acreditar no Pai Natal faz com que elas imaginem as histórias e como seria se tudo desse errado – já pensou como seria caótico se as renas adoecessem no dia 24 e não pudessem viajar pelo mundo? Aí as crianças pensam em soluções e tornam-se mais criativas. É o que diz o psicólogo Alison Gopnik, autor do livro “The Philosophical Baby: What Children’s Minds Tell Us About Love, Truth and the Meaning of Life”. De acordo com a pesquisa dele, este tipo de pensamento faz com que as crianças entendam como o mundo funciona e criem ideias novas.

Num outro estudo, psicólogos da Universidade de Oregon, fizeram testes com 152 crianças dos 3 aos 4 anos. Primeiros eles foram questionados sobre as fantasias que criavam e acreditavam. Em seguida, fizeram alguns testes para saber como entendiam o mundo real. E as crianças que brincavam e acreditavam mais em fantasias saíam-se melhor na hora de entender a expectativa dos outros e distinguir a realidade da ilusão (sabem que um coelho não vai mudar de cor só porque alguém colocou um filtro de cor na frente dele). Elas também entendiam que as percepções dependem do contexto (conseguem entender que as pessoas podem ver uma figura de um jeito diferente se for mostrado apenas uma parte delas).
Espertinhas, não? A mesma universidade fez recentemente outro teste com crianças que tinham amigos imaginários. E, diz a pesquisa, elas conseguem entender melhor os seus sentimentos e emoções.

Categorias dos artigos
Insólito

Comments to Mentir sobre o Papai Noel faz bem às crianças?

  • Ah! O Papai Noel! Eu vejo a figura imaginária do Papai Noel como a melhor escola para os pais neste mundo, porque os pais gastam tempo, dinheiro, suor (pois para comprar presentes perto do Natal é tarefa terrível e sempre depois de um dia inteiro de trabalho), para no final todas as glórias ficarem para o Papai Noel. Sensacional! Os pais fazem o melhor exercício de altruísmo, de renegar qualquer egoísmo interior, principalmente porque desde o início sabem que os filhos, os sobrinhos, ou qualquer outra criança presenteada vai agradecer somente ao Paapi Noel, isto é maravilhoso.

    José Antono Dezembro 20, 2012 11:33 am Responder

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.