Nov 21, 2006
367 Visitas

Itália quer reduzir ordenado de fumadores

Publicado por
Algumas fábricas italianas estão a cortar o salário dos funcionários fumadoress para compensar o tempo que eles gastam a fumar – em média entre um hora e uma hora e meia, segundo uma pesquisa divulgada recentemente.
A pesquisa foi feita pela associação nacional dos directores de recursos humanos, que representa 1850 das 3415 empresas com mais de 250 funcionários na Itália.
Com base numa amostra de 149 empresas, os pesquisadores calcularam o tempo que os fumadores levam para deixar o local de trabalho, chegar até uma área onde é possível fumar e consumir o cigarro.
Eles estimaram que são necessários seis minutos para ir e voltar, mais seis para fumar. “São cerca de doze minutos no total. Em média as pessoas fumam de seis a oito cigarros por dia, portanto é quase uma hora e meia a menos de trabalho”.
A pesquisa foi realizada em três fases. Começou logo depois da entrada em vigor da lei que proíbe o fumo em locais públicos na Itália, em janeiro de 2005, e terminou no mês passado.
De acordo com os resultados da pesquisa, depois de um ano e meio da entrada em vigor da lei o numero de fumadores nas empresas diminuiu 12%.

Redacção: 7FM Fonte: uol.com.br
Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.