Ago 23, 2018
105 Visitas

Escola reduz faltas dos alunos recorrendo a… máquinas de lavar roupa!

Publicado por

Tudo se passa na West Side High School, em Newark (Nova Jersey, EUA), quando a  direção da escola descobriu que 85% dos alunos faltavam entre 3 e 5 dias por mês. Mas qual seria o motivo? A resposta causou surpresa: roupa suja.

Os alunos do colégio estavam a faltar por que não tinham roupa limpa com as quais ir à escola. Quando compareciam com roupa suja, eles sofriam bullying.

As famílias mais pobres não têm máquina de lavar em casa. Elas dependem de lojas com máquinas compartilhadas. Nem sempre têm dinheiro para custear uma lavagem. Três quartos das famílias de baixo rendimento dos EUA confessam não lavar roupas com a frequência necessária, segundo os padrões de higiene.

A saída para reduzir o número de faltas dos “mal-cheirosos” foi simples: inserir “lavandaria” no currículo. Da forma mais prática: com ajuda do programa Care Counts, da organização Teach for America, foram instaladas máquinas na escola. O detergente foi doado.

O resultado foi considerado excelente: 90% dos alunos atingidos pelo programa passaram a ter menos faltas.

A experiência positiva da West Side High School foi copiada por outra escola de Nova Jersey, com resultados semelhantes.

Tags dos artigos
Categorias dos artigos
Insólito · Mundo

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.