Mar 15, 2013
575 Visitas

Dormir pouco faz engordar até 1kg por semana

Publicado por

dormir pouco engordaDormir pouco engorda – e toda gente sabe disso. Os pesquisadores só não sabiam ainda os motivos e quantos quilos uma noite mal dormida poderia render. E a notícia não é das melhores: numa semana com poucas horas de sono podemos engordar até 1Kg.

Numa pesquisa realizada pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, 16 adultos jovens e saudáveis passaram duas semanas no hospital universitário. As suítes estavam equipadas com aparelhos que controlavam os momentos de sono (ambiente silencioso ou barulhento e luzes acesas ou não). E como os quartos eram fechados, os pesquisadores puderam calcular o nível de energia gasto por cada voluntário – era só medir a quantidade de oxigênio inspirado e quanto dióxido de carbono soltavam.

Enquanto metade deles teve o privilégio de dormir até nove horas por noite, o outro grupo podia descansar por apenas cinco horas. Em média, quem dormia por menos tempo queimava 5% a mais de energia. Só que, por outro lado, consumiam 6% a mais de calorias. Aí o corpo não dava conta e, numa semana, ganhava um quilinho extra.

Isso só acontece porque quem passa mais horas acordado come mais a noite – e, geralmente, comem porcarias, tipo salgadinhos ou bolachas. Segundo a pesquisa, esse pessoal toma um café da manhã menos calórico, mas exagera nas comidinhas depois do jantar. Ou seja, o problema mesmo é o ataque ao frigorífico. E não a falta de sono.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.