Crise financeira aumenta abandono de cães de raça “Chihuahua”

paris_hilton_chihuahuaOs populares cães chihuahua tornaram-se nas mais recentes vitimas da crise financeira e são encontrados em número cada vez maior nos canis americanos.
Agora, estes pequenos e delicados animais de estimação chegam com mais frequência aos centros de acolhimento de animais do sul da Califórnia, onde cerca de 700 chihuahuas esperam por um dono.

Um problema que é especialmente significativo no rico condado de Santa Bárbara, onde teve início esta semana uma campanha para atrair novos proprietários que queiram adoptar os cães.

“Temos mais de 100 nos nossos três centros e, desde que começou a semana, entregamos 12 chihuahuas, mas como continuam a entrar outros, ainda há mais de uma centena deles nas instalações”, explicou à agência EFE a directora do serviço de animais de Santa Bárbara, Jan E. Glick.

A procura por estes cães disparou nos últimos anos, em grande parte devido às suas proporções (são os menores do mundo com cerca de 20 centímetros de altura e pouco mais de 2 kg de peso), à sua adaptabilidade e ao seu aspecto adorável.

Estas características fizeram deles o “melhor amigo” de pessoas com alto poder aquisitivo, o que levou estes animais, transformados em símbolo de status, a viajar em caras bolsas de celebridades e a aparecer nas páginas de revistas associadas ao luxo.

Artistas como Madonna, Brendan Fraser, Paula Abdul, Mickey Rourke, Britney Spears e, sobretudo ultimamente, Paris Hilton, foram apanhados com os seus pequenos animais de estimação.

Entre julho e setembro, os bancos embargaram as casas de quase 80 mil californianos, 228% a mais que no mesmo trimestre de 2007, apesar da hipoteca não ter sido o único factor que colocou os chihuahuas na rua.

O desencanto de alguns proprietários com o animal, que não atendeu às expectativas geradas pelos meios de comunicação, e o custo da ração e dos cuidados veterinários, surgiram como razões para o abandono desses cães.

“As pessoas adquirem-nos a pensar que são essas adoráveis coisinhas que podem levar no seu bolso, mas não são um acessório.

Estão vivos, respiram e requerem muito cuidado”, explicou Anne Stockton, a directora da organização Small Dog Rescue and Humane Society.

Fonte: Terra Notícias | EFE

12 comentários em “Crise financeira aumenta abandono de cães de raça “Chihuahua””

  1. ficava com um casal de caes Chihuahua
    com muito gosto.Digam-me como devo contactar com essa gente que os tem a seu cargo.
    OBRIGADO
    MELO

  2. Olá, já tenho um chihuahua e gostaria de ter mais um, por favor não deixem os binhinhos sofrerem, podemos abrigar mais um, para fazer companhia ao nosso que é muito fofo, alegre, obediente, inteligente, enfim adorável.
    Abraços, aguardo retorno.

  3. Eu vejo esta notícia e custa-me a acreditar! Como é que é possível? Sei que depois destes comentários todos feitos anteriormente que é complicado, mas sendo uma amante de cães, eu já tenho um cavalier king charles e adoro o meu cão, adorava ter um chihuahua. Já agora… Faço anos dia 24 de Dezembro, caso queira fazer a adopção seria o meu maior prazer em adoptar esse presente de Natal. Obrigada.

  4. Depois deste comentários custa-me é acreditar que neste momento existem tantas crianças a morrer de fome por esse mundo fora e essas pessoas só se preocupam com caes.

  5. Que Altruismo da sua parte Luiza!!!! Pq são cães abandonados, não merecem a nossa compaixão né? NÃO se esqueça que todos os animais também são criação de Deus… Aliás, o que nos diferencia , é que somos animais racionais, ou não!!! Congratulações à todos que possuem um coração tão grande e belo, que é capaz de abrigar qualquer SER VIVO carente e necessitado!!!!

  6. EU GOSTAVA DE TER UM CHIUAUA VOCES NAO SABEM NENHUM SITE DE CENTRO DE ADOPCOES DE CAES ..
    SERIA UM FAVOR SE VOCES AI NO PC OU EM REVISTAS

    SE UM DE VOCES ME PUDESSEM FAZER ESS FAVOR

  7. One other issue is when you are in a circumstance where you do not possess a cosigner then you may actually want to try to make use of all of your educational funding options. You will find many funds and other grants that will supply you with funds that can help with institution expenses. Thank you for the post.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.