Cidade retira sinais de trânsito e acidentes diminuem

Escrito por

Há um mês atrás, a cidade alemã de Bohmte resolveu retirar das ruas todos os semáforos e placas de trânsito numa tentativa de diminuir o número de acidentes. Ontem, as autoridades anunciaram os primeiros resultados da experiência insólita: “sucesso total”.

A ideia, segundo informações do jornal Daily Mail, é baseada num plano lançado pela União Européia de “espaço compartilhado” no trânsito. A idéia, por incrível que pareça, foi desenvolvida por um especialista de tráfego, o holandês Hans Monderman.

De acordo com o plano, ao circular pela cidade, os motoristas devem negociar a preferência com os demais utilizadores das vias, e não apenas respeitar regras previamente impostas. A ideia é que os motoristas prestem mais atenção ao que os outros estão a fazer.

Assim, segundo Monderman, o número de acidentes diminui. Cerca de 13 mil carros circulam por Bohmte diariamente. Segundo as autoridades, cerca de sete acidentes graves eram registados por mês, fora as numerosas pequenos “toques” na qual a polícia não se envolvia.

Desde que a cidade aboliu os sinais de trânsito, não foi registado um acidente sequer, seja grave ou ligeiro. “Nós estamos a tentar reduzir a quantidade de sinais de trânsito por toda a Europa. Acreditamos na prudência das pessoas”, disse o porta-voz da cidade.

Fonte: Terra Notícias

Comments to Cidade retira sinais de trânsito e acidentes diminuem

  • são buros

    gfdhyf Outubro 31, 2008 9:31 am Responder

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.