Mar 3, 2007
426 Visitas

Cartão vermelho ao… vermelho!

Publicado por
Se uma pessoa que está prestes a fazer um teste tem um vislumbre mínimo da cor vermelha, a sua performance sofre de forma significativa, afirmam investigadores americanos e alemães. O trabalho que descreve essas conclusões foi publicado na edição de fevereiro da revista especializada Journal of Experimental Psychology: General.
O principal autor do trabalho, Andrew J. Elliot, da Universidade de Rochester, e os seus co-autores descobriram que quando as pessoas vêem um pequeno flash vermelho antes de começar o teste, a cor acaba associada a erros e fracassos, e o resultado da prova sofre.
Os resultados de quatro experiências realizadas pelos cientistas indicaram que a percepção do vermelho, antes de um teste de QI ou de uma prova escolar, prejudica a performance. Duas outras experiências estabeleceram uma ligação entre o vermelho e a aversão, quando outros testes psicológicos foram aplicados.
Os investigadores advertem, porém, que o significado das cores pode mudar com o contexto, mas aconselham cuidado no uso do vermelho em ambientes que envolvam performance intelectual.

Redacção:7FM Fonte: estadão.com.br

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.