Bem vestido(a) e arranjadinho(a)? Cuidado pode ser um(a) psicopata!

Escrito por

Segundo estudo, quem sofre de psicopatia sabe como usar roupas e acessórios para ser bem aceite na sociedade.

O cabelo dele está sempre perfeito, bem como as roupas, impecáveis. Se você conhece alguém que é bem vestido arranjadinho 24 horas por dia, cuidado: ele pode ser um psicopata.

De acordo com um estudo conduzido por Nicholas Holtzman e Michael Strube, da Washington University, nos EUA, pessoas que sofrem com uma síndrome conhecida como “Tríade Sombria” são excepcionalmente boas em usar roupas e maquiagens para ficarem atraentes e serem bem aceites na sociedade.

Essa síndrome é composta por três comportamentos básicos: o narcisismo, o maquiavelismo e a psicopatia. Essas características tornam o indivíduo extremamente sagaz, manipulador, arrogante e impulsivo. Então, de acordo com os pesquisadores, “quando pessoas com a tríade sombria se vestem bem, elas podem obter uma melhora na auto estima ou mais satisfação a partir da atenção que elas recebem, o que as leva a vestirem-se melhor.”

Para chegar a este resultado, os pesquisadores fizeram um teste com 111 alunos da universidade. Num primeiro momento, todos eles foram fotografados com as suas roupas e estilo de cabelo comuns. Em seguida, foi pedido para que usassem uma espécie de uniforme padrão e que toda e qualquer maquilhagem fosse retirada. Feito isso, uma nova foto foi tirada.

Em seguida, todos os participantes responderam a um questionário em que foi possível saber informações pessoais, bem como identificar indícios da presença da tríade sombria – sim, ela é mais comum do que você pode imaginar. Por fim, a uma segunda equipa de voluntários foi solicitado que dessem notas às pessoas das fotos conforme o seu grau de atratividade.

Com todas essas informações em mãos, os pesquisadores traçaram um paralelo entre a nota de atratividade atribuída a cada um dos voluntários e o indício da presença da tríade. O resultado foi que, quanto mais chances o voluntário tinha de apresentar comportamentos de narcisismo, maquiavelismo e psicopatia, mais ele foi considerado atraente nas fotos em que estava com a sua roupa do dia a dia.

No entanto, nas fotos com o uniforme, as notas foram semelhantes às das pessoas sem indício de psicopatia. Pode-se concluir, então, que psicopatas são tão feios quando uma pessoa comum. A diferença é que eles sabem vestir-se e arrumar-se para parecerem charmosos e irresistíveis. D

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *