Atleta indiana afinal é… homem!

Escrito por
Uma atleta indiana, que chegou em segundo lugar na final dos 800m dos Jogos Asiáticos, que terminaram em 15 de dezembro em Doha, no Catar, não passou no teste genético para esclarecer a que sexo pertence!
Santhi Soundararajan, atleta de 25 anos de Chennai, no sul da Índia, já havia sido submetida a um teste genético nos Jogos da Coréia, para verificar se era de facto mulher. Na ocasião, após ter vencido a medalha de prata, o teste, que não é obrigatório, havia apontado Santhi como uma mulher.
Em Doha, segundo a comissão médica da Associação Olímpica Indiana, o teste foi realizado após protestos de algumas adversárias. O resultado teria sido que afinal Santhi é, na verdade, um homem.
A atleta, declarada desportista do ano durante os últimos campeonatos indianos em Délhi, pode ser desclassificada, como aconteceu em 1999 com uma jogadora de futebol da seleção indiana, que teve que devolver a sua medalha de prata.
O caso já ganha contornos político-sociais. Como a atleta vem de uma família muito pobre, o Estado de Tamil Nadu decidiu homenageá-la pela medalha com um prémio em dinheiro no valor de 30 mil euros e uma televisão. Santhi declarou sentir-se uma vencedora da prova dos 800 metros, disputada em Doha em 9 de dezembro, superando em 2 segundos uma atleta do Bahrein.

Redacção:7FM Fonte: Terra Esporte
Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *