Afinal listas verticais na roupa “engordam” quem as veste

Escrito por

listas.jpgUma equipa de investigadoras da Universidade de York, na Inglaterra, mostrou que roupas com listas verticais criam a ilusão de óptica de um corpo mais volumoso, ao contrário da crença popular de que essas peças “afinam” e as horizontais fazem a pessoa parecer mais gorda.

Segundo o jornal britânico “The Times”, para chegar a esta conclusão, os cientistas utilizaram 200 pares de fotos de mulheres vestidas com peças de listas verticais e horizontais. Então, pediram a um grupo de voluntários indicasse a imagem da mulher em cada par que eles considerassem mais magra.

Para surpresa de todos, inclusive da indústria da moda, as mulheres vestidas com roupas de listas horizontais foram descritas como mais magras, com uma diferença de seis pontos percentuais.

No entanto, Thompson e a sua equipa não são os primeiros a descobrir esta realidade perceptiva: o cientista alemão Hermann von Helmholtz já havia descrito o mesmo em 1860, e chegou a escrever um livro para recomendar que as mulheres vestissem peças com listas horizontais, e não verticais, porque as fazia parecer mais altas.

O conhecimento de Helmholtz perdeu-se no século 20, quando ganhou força a ideia de que listas verticais favoreceriam uma silhueta fina.

Fonte: folha.com.br | EFE

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *