Set 15, 2018
148 Visitas

A “saliva é boa para limpar superfícies sujas” dizem investigadores portugueses

Publicado por

O estudo “Saliva humana como agente de limpeza para superfícies sujas” valeu o prémio da Química para investigadores portugueses.
Quem já não tentou limpar algo com a sua própria saliva que atire a primeira pedra… Agora, tal prática já tem fundamento cientifico.

Um estudo científico, feito por três investigadores portugueses veio agora provar aquilo que já muita gente desconfiava. A saliva é um bom agente de limpeza. Valeu-lhes um prémio Ig Nobel da Química.

Num artigo publicado no Journal Studies in Conservation, Paula M. S. Romão, Adília M. Alarcão e César A. N. Viana analisaram a “saliva humana como agente de limpeza para superfícies sujas”. Nesse texto, os três cientistas portugueses defendem, de acordo com o resumo do estudo, que “o uso de saliva humana para limpar superfícies sujas tem sido uma prática intuitiva para muitas gerações”.

“Os autores”, adianta o resumo, “estabeleceram as bases científicas para essa prática por meio de testes qualitativos e técnicas cromatográficas”. Para o efeito, “o alfa-amilase [α-amylasewas] foi o constituinte principal responsável pelo poder de limpeza da saliva e, portanto, as preparações amilásicas obtidas a partir do pão ou de microrganismos foram testadas como substitutos da saliva.” Estudo: aqui.

Todos os prémios:  Prémios Ig Nobel de 2018 – Os prémios”que primeiro fazem rir, depois pensar”

Tags dos artigos
Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.