Três candidatos com mesmo nome concorrem em eleições na Roménia

Escrito por
Vasile Cepoi (PSD) - o vencedor -, Vasile Cepoi (PMP) e Vasile Cepoi (PNL)

Vasile Cepoi (PSD) – o vencedor -, Vasile Cepoi (PMP) e Vasile Cepoi (PNL)

Na vila romena de Drăguşeni, Vasile Cepoi derrotou, na eleições autárquias, Vasile Cepoi e ainda Vasile Cepoi.

Baralhado? É simples: os três candidatos tem o mesmo nome! Sim, àquela Câmara concorreram 3 homens (diferentes) chamados Vasil Cepoi! Um ganhou e os outros dois, claro está, perderam!

A confusão gerou-se logo na campanha eleitoral. Um dos Vasile Cepoi era presidente da câmara há já três mandatos e preparava-se para a 4ª eleição. Eis senão quando a oposição arranjou candidatos com nomes iguais na tentaiva de induzir em erro os eleitores da vila de 2.500 habitantes.

Mas o nome do meio fez toda a diferença. O vencedor disse à Associated Press: “Eu adicionei o meu nome do meio, e concorri como Vasile Lica Cepoi. De qualquer forma, os moradores sabiam sobre a confusão antes da votação. “

Ambos os nomes são comuns na Roménia; Cepoi significa “grandes cebolas.” O autarca Vasile Lica Cepoi arrecadou 1.200 votos, o outro Vasile Cepoi conseguiu 100 votos e o “último” Vasile Cepoi apenas 10 votos. Não há relação familiar entre os candidatos. Haviam ainda dois outros candidatos, que não se chamavam Vasile Cepoi mas que tiveram ainda menos votos.

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *