Dez 31, 2006
843 Views

Telemóvel/teste de álcool num só aparelho!

Written by
Uma companhia telefónica japonesa comercializa um aparelho móvel que analisa o hálito dos motoristas de autocarros e/ou táxis e comunica automaticamente aos seus superiores se estes exageraram na bebida antes de assumir o volante. O “telefone-teste de álcool”, baptizado de Alc-Mobile, foi desenvolvido pela Tokai Electric e a companhia telefónica KDDI.
Assim como os aparelhos utilizados pela polícia, ele determina a taxa de alcoolemia da pessoa. Porém, este tem como particularidade o facto de enviar o resultado imediatamente aos computadores da companhia de autocarros ou táxis. Se o motorista bebeu muito,dispara um sinal de alarme.
A não ser que se livrem do telemóvel, os motoristas não têm como escapar: o aparelho tira fotos do utilizador e proporciona a todo momento a sua localização exacta, com o auxílio de um sistema GPS integrado.
Segundo a KDDI, 30 empresas de autocarros e táxis japonesas já adoptaram o sistema, apesar do preço elevado. Cada equipamento custa 89 mil ienes (575 euros), além do investimento de 58 mil ienes (375 euros) no programa de informática que deve ser instalado na sede da empresa.

Em 2005, 707 pessoas morreram no Japão em quase 14 mil acidentes de trânsito provocados pelo abuso do álcool, segundo a polícia.

Redacção:7FM Fonte: Terra Notícias/AFP
Article Categories:
Insólito

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *