Notícias insólitas e não só…

Suécia muda de lugar cidade de 20.000 habitantes

em Fora de Série/Insólito Por

Kiruna alcançou o estatuto de cidade em 1948. É a cidade mais mais setentrional (mais a norte) da Suécia. Situa-se 145 quilómetros a norte do Círculo Polar Árctico, e o Sol da meia-noite é visível, aproximadamente, entre 30 de Maio e 15 de Julho.

Mas uma grande parte de Kiruna pode desaparecer até 2050! Tudo porque uma parte da cidade assenta em terrenos que estão “esventrados” por grandes galerias de uma mina de ferro com um agrande produção e essencial para a economia da cidade de da Suécia. Dispõe de importantes vias de comunicação: Estrada Europeia E10, comboio e aeroporto (código KIR).

Precavendo-se dessa mais que eventualidade de “afundamento” da cidade, os engenheiros iniciaram um ambicioso projeto para mover Kiruna, juntamente com os seus 20.000 habitantes para uma nova cidade 3,2 Km a oeste da atual. A mudança começou em 2014 e demorará cerca de duas décadas a ser concluída. Basicamente o que se pretende é afastar a cidade (sobretudo o seu centro que era o mais próximo) dos terrenos usados pela mina de ferro.

Apenas três estruturas históricas serão realmente mudadas. As restantes vão ser “recicladas”, pois os seus materiais serão recuperados para uso em novas construções.

Agora:kiruma_antes

Depois:kiruma_depois

 

Tags:

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

Anteriores de Fora de Série

Voltar ao Topo

Powered by Arco da Velha