Out 13, 2012
587 Visitas

Na Suiça, as vacas podem “enviar” SMS quando querem touro!

Escrito por

Um inovador sistema funciona na Suiça e permite, através de um sensor, que as vacas leiteiras enviem aos seus donos um SMS a avisar que estão no cio. Deste modo, os proprietários podem atuar, ou seja, podem “chegar-lhe” os touros com o objectivo de facilitar a reprodução, pois nesta espécie de vacas o cio não acontece com muita frequência.

Os inventores do sistema explicam que para garantir que este funcione bem deve colocar-se o sensor nos genitais da vaca, com o objetivo de medir a temperatura corporal.  Este dado é então transmitido a outro sensor, colocado no pescoço, que deteta o movimento corporal. Cruzados os dados (temperatura alta e movimento), e uma vez que as vacas leiteiras se movimentam mais na altura do cio, o sistema envia uma mensagem ao proprietário. Esta mensagem pode, por escolha do proprietário, chegar em vários idiomas: alemão, francês, italiano, inglês o espanhol.

Um dos ideólogos do sistema, o engenheiro Claude Brielmann, explicou que o índice de acerto do sistema ronda os 90%. Cada vaca dispõe então de um dispositivo que contém um cartão SIM (como o dos telemóveis) que envia a mensagem e serve ainda para que o proprietário possa pagar tal envio.

Categorias dos artigos
Insólito

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *