Jan 30, 2018
484 Visitas

Gosta de Foda!? Em março há a Feira (com Degustação) da Foda!

Escrito por

E se o (a) convidassem para ir à Feira da Foda? Ou se ainda fossem mais além e lhe perguntassem se queria participar numa degustação da Foda? Acharia que estariam a gozar consigo. Mas não! Tudo se passa na aldeia de Pias, no concelho de Monção, Viana do Castelo. Apesar do nome sugestivo, não há nada de perverso neste evento popular. Trata-se de um prato que consiste em assar o cordeiro num forno a lenha dentro de um alguidar de barro e a gordura da carne pinga no arroz.

Mas vamos começar por explicar a razão do nome. Está tudo relacionado com o prato típico o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido na região como Foda à Moda de Monção. Reza a lenda que a denominação peculiar teve origem nas feiras para comprar animais.

Explicamos melhor. Os vendedores menos honestos costumavam dar sal aos rebanhos para que estes se enchessem de água e parecessem mais gordos. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados, diziam: “Que grande foda.” E pronto, foi assim que surgiu a Foda à Moda de Monção.
Para além da feira, da degustação há ainda a respectiva Confraria! A Confraria da Foda! Pode segui-la no facebokk clicando aqui.

O certame terá lugar a 9, 10 e 11 Março de 2018, na sua segunda edição.

Recentemente o grupo Sons do Minho, para que a festa ficasse completa, juntou à Feira, Degustação e Confraria da Foda a música “Vamos à foda! Tudo a Pias “prá” Foda!

Outros artigos que vale a pena ler:

Itens mais bizarros deixados para trás pelos hóspedes em hotéis

Festa silenciosa de música de dança não é autorizada por causa do ‘muito barulho’

10 empregos bizarros que já não existem mais

Veja a lista de 50 candidatos bizarros às eleições do Brasil

Tags dos artigos
· · ·
Categorias dos artigos
Insólito · Mundo

Comenta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *