Tem comichão do lado esquerdo? Coce do lado direito!

em Estudos/Fora de Série/Insólito Por

Quando a comichão aperta lá estamos nós a coçar! Não há como evitar. A comichão pode ser definida como uma sensação desagradável que provoca o desejo de coçar o local da comichão. Ela é atenuada por “arranhões”.

Pensando nisso, ou talvez não, seis investigadores alemães (Christoph Helmchen, Carina Palzer, Thomas Münte, Silke Anders e Andreas Sprenger) da Universidade de Münster, no noroeste da Alemanha, propuseram-se ir mais além no estudo da comichão. Estudo útil dirão uns, estudo estúpido dirão outros. Sim, realmente não foi um estudo convencional.

O objetivo do estudo foi, resumidamente, testar se os mecanismos centrais de atenuação da comichão induzida por “arranhões” podem ser ativados coçando no membro contrário ao membro onde se encontra a comichão. Confuso? Basicamente o estudo tentou provar se tivermos uma comichão no braço (por exemplo no esquerdo) se coçarmos de lado direito se a comichão atenua! E sim, chegaram à conclusão que sim! Mas o estudo foi feito, “enganando” os pacientes, ou melhor, induzindo-os em erro, utilizando um espelho. Os pacientes foram colocados de frente a um espelho, foi-lhe provocada a comichão num dos lados e por causa do espelho eles foram induzidos a coçar no lado contrário, o que atenuou a comichão.

Resumo do estudo aqui.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*